PUBLICAÇÕES

Autora e organizadora com a Psicóloga Yone Fonseca do livro:  Medo de Dirigir – Terapia Cognitivo Comportamental no Tratamento de Fobias de Transito. Editora Vetor, 2013.

A motivação para publicar este livro surgiu de um trabalho apresentado em setembro de 2010, no XIX Congresso da ABPMC (Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental). A proposta da apresentação foi divulgar o modelo cognitivo-comportamental, com ênfase nas premissas do modelo cognitivo de Aaron Beck, como estratégia eficaz para o atender pessoas com medo de dirigir automóveis ou de lidar com as situações de trânsito. 

Este livro vem auxiliar o psicólogo que atua na clínica e/ou em instituições com pessoas que têm medo de dirigir. A bibliografia nacional carece de publicações científicas sobre o tema. Nossa proposta é apresentar mais técnicas e dados técnico-científicos que fundamentem a prática do psicólogo.
No primeiro capítulo deste livro, você encontra TCC e a Psicologia do Trânsito. Discutimos o entendimento da TCC para o medo de dirigir, as principais distorções cognitivas e seus conceitos, aspectos culturais que devem ser considerados para entender onde se originam as crenças.
Na atuação clínica, o psicólogo ajudará o indivíduo na modificação de comportamentos inadequados e no enfrentamento de situações difíceis, desenvolvendo estratégias de coping para lidarem com os sintomas do estresse e do medo, aprendizagem de quais estímulos externos controlam seu comportamento, desenvolvendo autoconfiança para a cada fase, irem-se motivando em direção ao enfrentamento da tão temida habilidade de dirigir. Para tanto, descrevemos, no capítulo 02, as técnicas comportamentais, tais como relaxamento, respiração, exposição imaginária e in vivo dessensibilização sistemática e análise funcional (CABALLO, 1996).
No terceiro capítulo, serão descritas e ilustradas com diálogos e casos as técnicas cognitivas como teste de evidências, flecha descendente, reestruturação cognitiva, que são as mais utilizadas, juntamente com o registro de pensamentos disfuncionais (LEAHY, 2006). As crenças ou regras são responsáveis pelo impedimento de dirigir e de recorrer a uma instituição para aprenderem as funções básicas com o instrutor para prática. 
No quarto capitulo contamos com a colaboração do psicólogo Armando Ribeiro onde aborda "mindfulness" como técnica complementar no processo. O medo e a ansiedade são os principais inimigos das pessoas que pretendem dirigir, em consequência as pessoas precisam aprender a lidarem com os cuidados necessários que dirigir um carro requer e precisam aprender a lidar com os sintomas fisiológicos relacionados ao medo. As técnicas de relaxamento e meditação são muito eficazes. 
Abordamos no quinto capitulo detalhes da atuação do psicólogo, apresentando uma reflexão e análise com base no depoimento  de uma pessoa que foi tratada com a TCC; a história ilustra os relatos mais frequentes que poderão ser observados no consultório.
No último capitulo há a descrição dos dados que foram apresentados no congresso e correspondem a uma reflexão e analise sobre o trabalho desenvolvido por uma das autoras na empresa Dirigindo Bem.

Cris Cordal
Psicóloga
CRP 07/19858

CABALLO, V.E. Manual de técnicas de terapia e modificação do comportamento. São Paulo: Santos, 1999.
LEAHY, R. L. Técnicas de Terapia Cognitiva: manual do terapeuta. Porto Alegre: Artmed, 2006.